“ Facturação de gás natural”
Os consumos de gás natural são habitualmente facturados com base na leitura do contador. Na ausência de leitura, o consumo é facturado por estimativa através de cálculos adequados ao histórico de consumo de cada cliente.
Em determinadas situações, pode acontecer que, ao receber uma factura baseada em leitura real, o valor desta seja mais elevado do que o habitual devido a um acerto de estimativa. Ou seja, a factura anterior foi efectuada com base numa estimativa de consumo abaixo do que efectivamente foi consumido, sendo por isso o “acerto de contas” feito a favor da empresa.
Outros motivos podem também originar a emissão de uma factura de valor superior ao habitual:
• Ausência de leitura real por períodos consecutivos (por exemplo no caso de falta de acesso ao contador se o mesmo se encontra no interior da habitação);
• Alteração dos hábitos de consumo, por aumento do agregado familiar ou introdução de novos equipamentos (por exemplo aquecimento central);
• Sazonalidade de consumos.
Assim para evitar estas “surpresas” o Consumidor pode conferir a leitura do seu contador e comunicá-la à empresa. Os contadores são de leitura fácil, pois basta verificar a informação numérica contida no visor que representa o gás consumido, medido em m3.
Após comunicar a leitura real, a factura a emitir no ciclo de facturação seguinte já virá com o acerto de estimativa, que originará uma factura de regularização com débito ou crédito.
Por vezes, pode também acontecer um lapso na obtenção da leitura efectuada do contador. Caso o valor da leitura indicada seja superior ao valor que realmente marca no contador, o Consumidor deve apresentar reclamação da factura, para que a mesma seja corrigida.
Numa factura com valor superior ao habitual, pode eventualmente constar a cobrança de juros de mora (atraso no pagamento de facturas anteriores) e encargos relativos ao restabelecimento do fornecimento de gás após interrupção por não pagamento da factura.