Ténis | ‘Jaime Faria’ junta-se a ‘Henrique Rocha’ nas meias-finais do The Campus Open

0
75
Ténis-Gastao-Elias

Jaime Faria cumpriu a tarefa iniciada no dia anterior e juntou-se ao amigo Henrique Rocha nas meias-finais de singulares do The Campus Open M25 Quinta do Lago FIAAL Range Rover. Caminho oposto seguiu Gastão Elias, que não reagiu bem às condições meteorológicas e encerrou a campanha nos quartos de final. Na variante de pares, o algarvio Tiago Pereira levou a melhor contra um compatriota e alcançou uma final pela segunda semana consecutiva.

Quase 24 horas depois da chuva ter obrigado à interrupção de um encontro que vencia por 6-2 e 2-1, Jaime Faria (347.º classificado no ranking mundial) regressou focado e confirmou a vitória sobre o amigo Duarte Vale (605.º) com os parciais de 6-2 e 6-3.

Dividido pelas jornadas de sexta-feira e sábado, o reencontro foi uma reedição do que os dois jovens portugueses disputaram na semana anterior, na primeira ronda do Faro Open, mas contou com contornos bem diferentes.

Desta vez, para além do vento muito agreste que tem prejudicado a qualidade de jogo ao longo dos últimos dias, a marcha do marcador decorreu sempre ao ritmo do mais novo, que quer num dia, quer no outro jogou com o vento, contou com o serviço e cometeu poucos erros atendendo às difíceis circunstâncias.

“Consegui ser superior nos dois dias e hoje, apesar de o Duarte ter entrado com tudo, consegui fazer um break quando estava a responder a favor do vento. Isso deu-me um ascendente para os últimos jogos do set e consegui fazer uma boa gestão. Apesar do vento, senti-me a jogar bem e a procurar o que queria”, disse no final o jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

Campeão em Vila Real de Santo António e em Faro nas últimas duas semanas, Jaime Faria celebrou a 13.ª vitória consecutiva.

O nome do adversário que o separa da terceira final no mesmo número de semanas só foi conhecido duas horas mais tarde, quando após nova interrupção devido à chuva — que inclusive obrigou a uma mudança de court para evitar a suspensão pela falta de luz natural — norueguês Viktor Durasovic (427.º) eliminou Gastão Elias (292.º) por 6-1 e 6-4.

O tenista português não lidou bem com as condições meteorológicas e quando começou a adaptar-se já o norueguês — futuro adversário de Portugal na Taça Davis — tinha uma vantagem muito confortável de 6-1 e 4-1 que não deixou escapar.

A meia-final entre Faria e Durasovic será jogada às 10h, o mesmo horário do encontro entre Henrique Rocha (249.º) e Hady Habib (309.º), que não chegaram a ir a jogo nesta jornada para que os dois finalistas cheguem em pé de igualdade à decisão, agendada para a parte da tarde de domingo.

Antes, Tiago Pereira discutirá o título de pares ao lado de Alexander Donski.

O algarvio e o búlgaro são os primeiros cabeças de série e venceram Gonçalo Falcão e o espanhol Imanol Lopez Morillo por 6-3 e 6-1 para alcançarem uma final pela segunda semana consecutiva.

Campeões do Faro Open no último sábado, Pereira e Donski tentarão este domingo, não antes das 11h, erguer o terceiro título enquanto parceiros. Os adversários que os separam desse objetivo são Gabriel Decamps e Eero Vasa. O brasileiro e o finlandês derrotaram os segundos favoritos, Roy Stepanov e Tennyson Whiting, por 6-1 e 6-4.

GRL

Ténis-Jaime-Faria